A mamografia de rotina é utilizada para diagnosticar o câncer de mama o mais precocemente possível. Estima-se que um tumor leve dez anos para crescer e se tornar palpável, o que faz com que a mamografia o perceba bem antes de ele se tornar maior e com isso ter maior probabilidade de se disseminar.
O tratamento adequado nesta fase inicial traz maior probabilidade de cura da doença, ou seja, toda mulher acima de 40 anos deve fazer os exames regularmente.
O que é Mamografia?
O que é a mamografia?É um tipo de exame específico de mamas, que utiliza raios-x para produzir as imagens. O sucesso no tratamento do câncer de mama está diretamente ligado ao diagnóstico precoce de pequenos tumores. Por isso, são recomendados exames periódicos anuais a partir dos 40 anos. Mulheres com parentes diretos com a doença e aquelas que já tiveram um câncer de mama devem verificar com o médico a necessidade de exames com maior frequência, mesmo antes dos 40.
Pra que servem os exames?
Os exames são usados para o diagnóstico de doenças mamárias, mesmo em mulheres que não sintam nada nas mamas. Mas lembre-se de que este exame nem sempre é suficiente para se afirmar a presença de uma lesão mamária, havendo então a necessidade da ultra-sonografia ou mesmo ressonância das mamas.
Como são feitos?
A mama é posicionada no aparelho e comprimida por alguns instantes para que sejam feitas as radiografias. Feita a radiografia, esta será levada ao médico radiologista que a estudará. Eventualmente estas radiografias podem ser feitas em outras posições, isso não significa que algo está errado e sim que o médico está fazendo um complemento do estudo.
O exame é dolorido?
Dependendo da sensibilidade de cada paciente, o exame pode ser desconfortável. O paciente sentirá um pouco de pressão quando as mamas forem apertadas entre os dois pratos para as radiografias, mas essa compressão exercida pelo equipamento não causa nenhum dano a mama. O procedimento geralmente leva só alguns minutos e normalmente não é doloroso. Cada posição para fazer a radiografia requer alguns segundos.
Existe algum risco?
Não há nenhum risco significativo conhecido do mamograma se for seguido o protocolo habitual. As doses de radiação são menores do que as recebidas no dia a dia em 3 meses, mas em todo caso, lembre-se de sempre discutir qualquer preocupação que possa ter com seu médico
Quais as dificuldades encontradas?
O exame pode ser dificultado por próteses de silicone e por mamas densas. Esteja seguro que suas axilas e tórax estejam limpos. Não use qualquer desodorizante ou perfumes no dia do exame. Estes produtos podem dificultar a interpretação do exame.
|
Justo o que eu procurava sobre mamografia digital. Muito obrigada
ResponderExcluir