Para que utilizar a maquiagem?
A maquiagem é, sem dúvidas, um dos principais aliados da mulher e também do homem moderno. Muito útil para disfarçar o que não nos agrada e realçar o que mais nos convém, este artifício já é utilizado há muitos e muitos anos.
É no Egito Antigo que temos os primeiros testemunhos do uso de diferentes cosméticos. Os faraós, por exemplo, usavam perucas coloridas e consideravam a maquiagem dos olhos algo fundamental para evitar o olhar direto ao Deus-Sol. Já Cleópatra, representante do ideal de beleza daquele período, cobria a face de argila e se maquiava com pó de khol.
Atualmente a maquiagem é utilizada com diversas finalidades e mulheres fazem uso de uma série de instrumentos para ficarem mais bonitas. É muito comum vermos pessoas usando sombra, rímel, pó, lápis de olho, batom, entre outras coisas para melhorar o visual. Algumas usam mais maquiagem, outras menos. A quantidade exata varia de acordo com o perfil da usuária, do local ao qual se destina e da disponibilidade dos artifícios, por exemplo.
De uma forma geral, a maquiagem é usada tanto para embelezar, como para disfarçar irregularidades e também para causar um efeito inesperado em outras pessoas. Em uma festa à fantasia é frequente vermos indivíduos maquiados como algum personagem em específico.
O QUE SE USA PARA MAQUIAR?
Existem alguns itens que são considerados básicos em qualquer kit de maquiagem. São eles a base, o corretivo, o pó compacto ou solto, o lápis preto, a máscara para cílios, o blush, o iluminador, o pó bronzeador e o demaquilante.
Além destes itens é bastante legal manter três tons de sombra para o dia e dois tons de sombra para a noite. O batom é também é algo indispensável. Aconselha-se manter no kit sempre três tons de batom, um nude, um coral e um outro mais vibrante, por exemplo.
CRIANÇAS PODEM SE MAQUIAR?
Alguns produtos não devem ser utilizados em crianças, porém, não há nada de errado em elas se maquiarem com os itens corretos. A maquiagem precisa ser de “brinquedo”, ou seja, indicada para os mais jovens. A brincadeira com tintas, por exemplo, deve e pode ser muito estimulada quando as crianças são pequenas.
Geralmente a maquiagem da mãe não é boa para ser usada em crianças, pois trazem produtos que prejudicam a pele. O ideal é oferecer para as pequenas alguns batons e, no máximo, esmaltes de cor leves. É importante deixar claro que tudo não passa de uma brincadeira e que não tem problema sair de casa sem a maquiagem.
Atualmente existem produtos destinados a este público. A acetona antialérgica, por exemplo, é bastante indicada para crianças. Meninos também podem entrar
na brincadeira. Pintar o rosto é algo lúdico e não deve ser levado a sério. Quando os produtos certos são utilizados e quando é tudo uma brincadeira não há mal algum em as crianças se maquiarem.MAQUIAGEM PODE CAUSAR ALERGIA?
Sim, pode. E este é um dos principais motivos que se deve evitar usar maquiagem de adultos em crianças. Para verificar o fato de ser ou não alérgico ao produto é preciso realizar um teste. Muitas marcas já trazem no rótulo o modo de fazer tal teste, entretanto, de uma forma geral, basta deixar um pouco do produto em contato com a pele por algumas horas. Caso alguma coceira ou algo estranho seja sentido, é bom trocar a marca do item.
Os melhores locais para realizar o teste de alergia são os mais sensíveis como a região atrás da orelha, o pescoço, o antibraço ou o rosto, por exemplo. Diante de qualquer alteração significativa considere consultar um dermatologista, para os devidos esclarecimentos.
O QUE PROVOCA A ALERGIA?
Muitas vezes esta alergia é causada por fatores hereditários, existindo pessoas predispostas a tanto. No entanto, até mesmo pessoas que não possuem um histórico parecido na família podem vir a desenvolver algum tipo de reação.
O uso excessivo de maquiagem é algo a ser levado em conta na busca por uma causa. Este artifício bloqueia os poros da pele e provoca, entre outras coisas, acne. Isto poderia acabar levando a um quadro mais sério de alergia. A inflamação nas pálpebras de pessoas com pele oleosa é outro fator decorrente do uso excessivo de maquiagem.
É preciso ficar atento também ao prazo de validade dos produtos. As maquiagens fazem uso de conservantes para garantir a duração dos efeitos. Passado o período de validade destes conservantes a infecção por bactérias e fungos é algo iminente. Além disto, é importante verificar se o produto foi dermatologicamente testado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário