Informativo

O Blog a partir do dia 22/08/2014 terá atualização de postagem Quinzenal!

terça-feira, 10 de junho de 2014

Clamídia

Entenda a Doença

A clamídia é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. Afeta os órgãos genitais masculinos ou femininos. Assim como os Vírus e as rickettsias, a clamídia é um parasita intracelular obrigatório. Pode produzir esporos, o que torna sua disseminação mais fácil. Na verdade, existem apenas tres tipos de Chlamydia. São elas: Chlamydia trachomatis ,Chlamydia pscittaci e Chlamydia pneumoniae. E todas elas causam doenças aos seres humanos. A espécie Trachomatis causa cegueira e DSTs. A espécie Pneumoniae causa doenças respiratórias semelhante a pneumonia causada por Micoplasmas. A espécie Psitaci causa ornitose (doença respiratória nos pulmões)e é transmitida pelas aves. 
A enfermidade causa dor durante a micção e pode ter como conseqüência a infertilidade.
Segundo a OMS, a doença responde por 25% das causas de infertilidade, sendo 15% nas mulheres e 10% nos homens. No Brasil, cerca de 10% das jovens na faixa de 15 anos a 24 anos, atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), são identificadas com a doença, de acordo com estudo elaborado em 2011 pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.


Sintomas

Em torno de 75% das mulheres e 50% dos homens infectados não apresentam sintomas. Caso os sintomas apareçam, eles geralmente se manifestam entre 1-3 semanas depois da contaminação através do sexo.
Nas mulheres a bactéria inicialmente infecta o cérvix e a uretra. Mulheres que apresentam sintomas podem ter secreções vaginais anormais e sensação de queimação ao urinar. Quando a infecção se espalha do cérvix aos tubos de falópio algumas mulheres ainda podem não apresentar nenhum sintoma, outras têm dores no abdômen inferior e na parte de baixo das costas, náusea, febre, dor durante o sexo e sangramento entre os ciclos menstruais. Infecção de clamídia no cérvix pode se espalhar para o reto.
Homens com sintomas podem ter secreções no pênis ou sensação de queimação ao urinar. Homens também podem ter queimação e coceira ao redor da abertura do pênis. Dor e inchaço nos testículos são incomuns.
Homens ou mulheres que tiveram intercurso anal receptivo podem adquirir infecção de clamídia no reto, o que pode causar dor na região, secreções ou sangramento. Clamídia também pode acontecer na garganta de homens e mulheres que tiveram sexo oral com parceiros infectados.
Por se tratar de uma doença sexualmente transmissível, o uso de camisinha (mesmo em sexo anal ou oral) e higiene pós-coito são medidas extremamente necessárias.


Tratamento



Clamídia pode ser facilmente tratada e curada com antibióticos. Todos os parceiros sexuais devem ser avaliados, testados e tratados. Pessoas com clamídia devem abster-se de intercurso sexual até que elas e seus parceiros sexuais estejam completamente curados, do contrário a infecção pode ocorrer novamente. Ter múltiplas infecções de clamídia pode colocar a mulher sob alto risco de complicações reprodutivas, incluindo infertilidade nas mulheres.



6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá alguém pode me ajudar , minha mulher está com clamídia, fez exames e está tomando todos os medicamentos.
    Eu fiz exames e não tenho absolutamente nada.
    Ela sempre faz consulta ao ginecologista. Exames e nada até que surgiu esta novidade.
    Minha pergunta é se ela pode ter contraído está dst em um relacionamento com outra pessoa.
    Em outras palavras pode estar me traindo. Obrigado Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Possivelmente sim, por ser uma doença sexualmente transmissível

      Excluir
    2. Olá, você conseguiu descobrir se ela realmente está te traindo? pergunto pois estou passando pelo mesmo ):

      Excluir
  3. Descobri essa semana que estou, tô muito preocupada graça a Deus que tem cura, tô usando um creme chamado IXIUM que o gine recomendou só que tô com uma dúvida porq ele também num me recomendou antibióticos

    ResponderExcluir